VALORIZAÇÃO DA MULHER ADVOGADA

Campanha de combate ao assédio contra mulheres nos Escritórios de Advocacia

O projeto visa combater casos de assédio contra advogadas, estagiárias e secretárias nos escritórios de advocacia, para conscientizar mulheres e homens sobre o problema.

Plano de Valorização da Jovem Advogada

O Plano de Valorização da Jovem Advogada incluirá maior participação na política institucional, paridade de gênero e valorização profissional

Blitz em delegacias para conscientizar sobre o atendimento às mulheres vítimas de violência

Nas delegacias, conscientizar os profissionais sobre como atender às mulheres vítimas de violência, para que elas não se sintam discriminadas na hora de denunciar seu agressor.

Curso de capacitação sobre gênero, feminismo e violência contra a mulher

Apresentar a legislação e os instrumentos internacionais de combate à violência doméstica, os conceitos de gênero e a importância do atendimento multidisciplinar às mulheres vítimas de violência.

Observatório do Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogada

Criação do observatório para acompanhar a implementação de todas as reivindicações do Plano de Valorização da Mulher Advogada, como por exemplo, a criação da Comissão da Mulher em todas as subseções.

Campanha para equiparação salarial entre advogadas e advogados

A OAB da Bahia vai fazer uma campanha para que advogados e advogadas recebam os mesmos salários, sem distinção de gênero

Ampliar a divulgação da Cartilha sobre violência doméstica e familiar contra as mulheres

Entregar as cartilhas nas Faculdades, Escritórios de Advocacia e Escolas. A cartilha é um auxílio para que mulheres em situação de risco ou de violência doméstica e familiar conheçam os seus direitos e possam adotar providências necessárias para sair da condição de violência.

Fórum Mulher, Direito e Sociedade: debates sobre a valorização da mulher e proteção aos seus direitos

O objetivo do Fórum é discutir as demandas das mulheres com a comunidade, órgãos públicos e representantes da comissão de Proteção aos Direitos da Mulher e Mulher Advogada, para traçar um plano de valorização da mulher e proteção aos seus direitos.

Parceria entre a Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher e Coletivos de advogadas, psicólogas e assistentes sociais que atendam gratuitamente mulheres vítimas de violência doméstica e familiar

Realizar parceria com entidades que atendam gratuitamente mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, para um possível encaminhamento, bem como para fomentar a iniciativa, que pode salvar vidas e beneficiar diversas mulheres.   

Levar para as Escolas e Faculdades o Programa de Proteção aos Direitos da Mulher

O Programa conta com palestras, conversas e atendimentos individualizados, em que serão passadas informações sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres, inclusive com ações preventivas e repressivas.

Desenvolver Projetos Sociais

Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher vai desenvolver atividades gratuitas em que o ingresso será mediante entrega de alimentos e materiais de higiene, para distribuição em instituições que trabalham com mulheres em situação de vulnerabilidade e nos presídios femininos.

Atuar contra à violência obstétrica

Parceria com coletivos e organizações que atuam no enfrentamento da violência obstétrica, para realização de palestras, conversas e atendimentos individualizados, com o objetivo de informar e conscientizar as mulheres sobre a violência obstétrica.

Advocacia mais participativa

Trazer para a OAB ampla discussão com as advogadas de todo o Estado com a implementação de Sessões Ordinárias abertas ao público em geral, a fim de que as advogadas e estagiárias de Direito compareçam, conheçam os projetos de Comissão da Mulher Advogada e participem ativamente destas discussões e ações.